Dona de um sorriso cativante, simpática e principalmente socialista. Estas são algumas das qualidades de nossa primeira entrevistada do quadro “Personalidades de Coari”.
Márcia Cristina Oliveira da Costa, simplesmente “Márcia Costa”, é pedagoga com formação pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), nascida na capital do Amazonas, mãe e esposa.
Foi casada com o ex-prefeito Municipal de Coari, o médico Odair Carlos Geraldo e deputada Estadual, eleita em 1995, obtendo 7.996 votos, sendo destes 4.283 por eleitores de Coari
Há quase 20 anos de silêncio após a morte do doutor Odair, Márcia Costa nos contará nesta entrevista EXCLUSIVA, os anos como parlamentar na Assembleia Legislativa e sobre os sonhos de um dos melhores prefeitos que Coari elegeu e que hoje nos deixa saudades.
#Repórter: Como surgiu a ideia da sua candidatura, para deputada Estadual representando Coari?
#MárciaCosta Em 1994, fui convidada e convencida pelo Odair, meu pai e colaboradores de Coari a aceitar o desafio de ser candidata a deputada estadual, pelo pleito de 1995 a 1998.
Repórter: Porquê o grande interesse na tua candidatura pelo município?
#MárciaCosta: Eles me diziam que a cidade precisava de uma representante na Aleam, para lutar por Coari e seu direitos aos Royates de Petróleo. Se conquistássemos, o que aconteceu anos depois, Coari seria a cidade do interior com melhor qualidade de vida do Amazonas.
#Repórter: Como foi o período desta campanha eleitoral?
Não fiz promessas e nem subi em palanque pedir votos. Fizemos campanhas baseada em tudo que o doutor Odair e o governador na época Gilberto Mestrinho (nosso amigo pessoal), realizaram pela cidade.
#Repórter: Após eleição, lembras de quais políticos que lhe ajudaram na luta pelo município?
#MárciaCosta Bem, após a vitória nos juntamos ao governador à época Amazonino Mendes, nosso amigo também e fizemos muitas obras por Coari, não me lembro de muitas. Mas o que me recordo é que tudo que pedíamos dele, éramos atendidos. Como por exemplo, asfalto, poços artesianos e a construção do ginásio Gilberto Mestrinho, o GM3.
#Repórter: Nesta época o doutor Odair, era prefeito Municipal, que papel importante ele teve nesse processo político?
#MárciaCosta Odair foi uma pessoa maravilhosa, amigo, médico presente. Lembro até da musica dele da campanha, onde ela relatava seu amor por Coari que dizia o seguinte. “Agora ouçam bem minha promessa, a prefeitura é meu endereço. Se você for lá e eu não te atender direito, não vote mais em mim que eu te agradeço”, cantou.
#Repórter: E para finalizar, gostaria de saber da senhora, pessoa mais próxima do ex-prefeito de Coari, quais eram os sonhos dele para Coari?
#MárciaCosta: sonho de Odair era fazer de Coari uma cidade melhor em qualidade de vida. Mas infelizmente teve a vida interrompida em 14 de agosto de 1995.
Em linhas
Hoje, Márcia Costa mora em Manaus, é funcionária pública e segue a vida trabalhando e cuidando da família. O ex-prefeito Municipal de Coari, Odair Carlos Geraldo, foi morto na noite do dia 14 de agosto de 1995, quando confraternizava com amigos, no antigo restaurante America Bar, no bairro Chagas Aguiar, em meio a uma discussão naquela noite entre políticos e colaboradores, Odair foi atingido com um tiro nas costas, quando corria ladeira abaixo da confusão.
Em meio à luta de médicos e até dele próprio em salvar a vida, o médico veio a falecer na Unidade Mista de Coari, onde hoje carrega seu nome em homenagem.
A morte do “Doutor Odair”, como assim foi conhecido, comoveu toda cidade à época e tirou o sonho de vida de muitos coarienses, em ter um prefeito que amava o município, sem riquezas de Petróleo, mas sim com a paixão que existia na alma e no coração.
0 comentários:
Postar um comentário